Total de visualizações de página

Frases para refletir

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

TRABALHO SOBRE A MORTALIDADE INFANTIL.




Com base nos dados dos indicadores sociais, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) elaborou um método de avaliar chamado de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 



Um indicador muito importante para a análise do IDH é a mortalidade infantil, que corresponde ao número de crianças que vão a óbito antes de atingir um ano de idade. No Brasil, as taxas de mortalidade infantil diminuíram muito nas duas últimas décadas, no entanto, o índice continua muito elevado, cerca de 23,6 mortes/ mil nascimentos, se comparado a outros países fica mais evidente que há muito o que melhorar, pois em nações como Suécia o índice é de 3 m / mil nasc, Noruega 10,4 m / mil nasc, Canadá 4,63 m / mil nasc, até mesmo em países de menor desenvolvimento os índices são melhores que os brasileiros, como o da Coréia do Sul 4,01 m / mil nasc, Cuba 6 m / mil nasc, Chile 13 m / mil nasc, Costa Rica 9,01 m / mil nasc, Argentina 19 m / mil nasc e Tailândia 10,06 m / mil nasc. 

O elevado índice de mortalidade infantil no mundo e no Brasil são provenientes de dois problemas e/ou causas, o rendimento familiar que afeta diretamente a quantidade e a qualidade da alimentação, e também as condições médico-sanitárias, como falta de pavimentação, esgoto, água tratada e condição da moradia. Os índices sofrem variações de acordo com a renda, mesmo em áreas pobres onde os índices são altos, as camadas sociais de melhor poder aquisitivo possuem taxas inferiores, e a camada de baixa renda sempre apresenta índices maiores que a média nacional. A variação pode ocorrer também entre diferentes cidades, estados e regiões. 


Para melhorar os índices citados, o Brasil estabeleceu uma meta de até o ano de 2015 reduzir em 15,6% as taxas de mortalidade infantil, essa é uma medida para o cumprimento de Metas do Milênio, realizada em 2000, na Declaração da Cúpula do Milênio das Nações Unidas, que ocorreu na cidade americana de Nova York, porém a meta estipulada já é superada no Rio Grande do Sul (que apresenta o menor índice do país 13,5 m / mil nasc), mas esse percentual não reflete a realidade nacional, portanto há muito o que fazer nesse sentido.

São várias as causas que levam a mortalidade infantil no Brasil e no mundo, algumas delas são: 

FOME e DESNUTRIÇÃO (segundo relatório do grupo ativista ActionAid  o programa Fome Zero, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reduziu a desnutrição infantil em 73% e a mortalidade infantil em 45% no Brasil);

FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO (causando várias doenças, não há como reduzir a taxa de mortalidade sem melhorar a cobertura de saneamento básico);

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA (Estatísticas mostram que 80% dos casos registrados são cometidos por familiares próximos a criança).

VAMOS CUIDAR MELHOR DAS NOSSAS CRIANÇAS!!



"EDUCAI AS CRIANÇAS PARA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO PUNIR OS ADULTOS".


(PITÁGORAS)





Trabalho do grupo: Andrea Carvalho, Ataize, Daniele, Eduarda e Hiozani


Postado por: Déia e Dani.

4 comentários:

  1. Modesta a parte, esse trabalho ficou excelente!!!!!
    Duda

    ResponderExcluir
  2. O trabalho ficou ótimo, apesar dessa ser nossa realidade...
    bjus
    Ataize

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meninas!!! Ótimo trabalho... Uma pena que nossa realidade seja assim. Beijinhos ... Tamma

    ResponderExcluir
  4. Os imagens postadas sobre a mortalidade infantil nos fazem refletir e darmos valor no temos hoje, e ás vezes consideramos pouco!



    Carla Cunha

    ResponderExcluir

Seguidores