Com base nos dados dos indicadores sociais, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) elaborou um método de avaliar chamado de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Um indicador muito importante para a análise do IDH é a mortalidade infantil, que corresponde ao número de crianças que vão a óbito antes de atingir um ano de idade. No Brasil, as taxas de mortalidade infantil diminuíram muito nas duas últimas décadas, no entanto, o índice continua muito elevado, cerca de 23,6 mortes/ mil nascimentos, se comparado a outros países fica mais evidente que há muito o que melhorar, pois em nações como Suécia o índice é de 3 m / mil nasc, Noruega 10,4 m / mil nasc, Canadá 4,63 m / mil nasc, até mesmo em países de menor desenvolvimento os índices são melhores que os brasileiros, como o da Coréia do Sul 4,01 m / mil nasc, Cuba 6 m / mil nasc, Chile 13 m / mil nasc, Costa Rica 9,01 m / mil nasc, Argentina 19 m / mil nasc e Tailândia 10,06 m / mil nasc.
O elevado índice de mortalidade infantil no mundo e no Brasil são provenientes de dois problemas e/ou causas, o rendimento familiar que afeta diretamente a quantidade e a qualidade da alimentação, e também as condições médico-sanitárias, como falta de pavimentação, esgoto, água tratada e condição da moradia. Os índices sofrem variações de acordo com a renda, mesmo em áreas pobres onde os índices são altos, as camadas sociais de melhor poder aquisitivo possuem taxas inferiores, e a camada de baixa renda sempre apresenta índices maiores que a média nacional. A variação pode ocorrer também entre diferentes cidades, estados e regiões.
São várias as causas que levam a mortalidade infantil no Brasil e no mundo, algumas delas são:
FOME e DESNUTRIÇÃO (segundo relatório do grupo ativista ActionAid o programa Fome Zero, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reduziu a desnutrição infantil em 73% e a mortalidade infantil em 45% no Brasil);
FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO (causando várias doenças, não há como reduzir a taxa de mortalidade sem melhorar a cobertura de saneamento básico);
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA (Estatísticas mostram que 80% dos casos registrados são cometidos por familiares próximos a criança).
VAMOS CUIDAR MELHOR DAS NOSSAS CRIANÇAS!!
"EDUCAI AS CRIANÇAS PARA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO PUNIR OS ADULTOS".
(PITÁGORAS)
Trabalho do grupo: Andrea Carvalho, Ataize, Daniele, Eduarda e Hiozani
Modesta a parte, esse trabalho ficou excelente!!!!!
ResponderExcluirDuda
O trabalho ficou ótimo, apesar dessa ser nossa realidade...
ResponderExcluirbjus
Ataize
Parabéns meninas!!! Ótimo trabalho... Uma pena que nossa realidade seja assim. Beijinhos ... Tamma
ResponderExcluirOs imagens postadas sobre a mortalidade infantil nos fazem refletir e darmos valor no temos hoje, e ás vezes consideramos pouco!
ResponderExcluirCarla Cunha