Caixa de sensações
Objetivos:
Ø Estimular a percepção tátil.
Ø Reconhecer as diferentes sensações e percepções relacionadas ao tato.
Comentários:
O tato corresponde a um sentido amplamente utilizado pelo ser humano, muitas vezes de maneira inconsciente e automática. A atividade objetiva proporcionar ao aluno a oportunidade de vivenciar o tato com objetos presentes em seu cotidiano.
Materiais:
Ø Para a caixa de sensações:
· caixa de papelão;
· tesoura;
· compasso;
· estilete;
· cola e durex;
· papéis espelho coloridos para encapar a caixa;
· fita adesiva colorida para acabamento.
Ø Para o interior da caixa:
· objetos variados, com diferentes formas e texturas, como esponja, algodão, lixa, bolinha, escova de dentes, lápis, caixa de fósforos, objetos de formas geométricas variadas, etc.
Pegue a caixa de papelão e faça um círculo de 9 cm de diâmetro na parte superior da caixa para fazer o buraco onde a criança irá colocar a mão. Encape a caixa, utilizando os papéis coloridos. Deixe livre a tampa da parte lateral da caixa, para que se tenha acesso ao interior, a fim de acrescentar diferentes objetos.
Estratégias:
1) O professor deverá organizar a sala em círculo, explicar o objetivo da atividade e, em seguida, solicitar a um aluno que coloque as mãos no interior da caixa, escolha um objeto e o descreva.
2) Depois que o objeto for desvendado, este deverá ser retirado da caixa e apresentado ao grupo.
3) O procedimento deve ser realizado com todos os alunos.
4) Para finalizar, o professor deve escolher três objetos com textura e formatos diferentes e salientar as sensações percebidas.
Trabalho apresentado à professora Semíramis pelas alunas Geni, Angelina e Iara.
O trabalho de voces ficou muito fofo!!!
ResponderExcluirDuda,Dani e Déia.