Você pode fazer a diferença ...
Relata a Sra. Teresa, que no seu primeiro dia de aula parou em frente aos seus alunos da quinta série primária e, como todos os demais professores, lhes disse que gostava de todos por igual.
No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que na primeira fila estava sentado um pequeno garoto chamado Ricardo. A professora havia observado que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estavam sujas e cheiravam mal.
Houve até momentos em que ela sentia prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.
Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações feitas em cada ano.
A Sra. Teresa deixou a ficha de Ricardo por último. Mas quando a leu foi grande a sua surpresa.
A professora do primeiro ano escolar de Ricardo havia anotado o seguinte: Ricardo é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos. Tem bons modos e é muito agradável estar perto dele.
A professora do segundo ano escreveu: Ricardo é um aluno excelente e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos. A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil.
Da professora do terceiro ano constava a anotação seguinte: a morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Ricardo. Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar providências para ajudá-lo.
A professora do quarto ano escreveu: Ricardo anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala de aula.
A Sra. Tereza se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada.
Sentiu-se ainda pior quando lembrou dos presentes de Natal que os alunos lhe haviam dado, envoltos em papéis coloridos, exceto o de Ricardo, que estava enrolado num papel marrom de supermercado.
Lembra-se de que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade.
Apesar das piadas ela disse que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão. Naquela ocasião Ricardo ficou um pouco mais de tempo na escola do que o de costume. Lembrou-se ainda, que Ricardo lhe disse que ela estava cheirosa como sua mãe.
Naquele dia, depois que todos se foram, a professora Tereza chorou por longo tempo...
Em seguida, decidiu-se a mudar sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Ricardo.
Com o passar do tempo ela notou que o garoto só melhorava. E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção, mais ele se animava.
Ao finalizar o ano letivo, Ricardo saiu como o melhor da classe. Um ano mais tarde a Sra. Tereza recebeu uma notícia em que Ricardo lhe dizia que ela era a melhor professora que teve na vida.
Seis anos depois, recebeu outra carta de Ricardo contando que havia concluído o segundo grau e que ela continuava sendo a melhor professora que tivera. As notícias se repetiram até que um dia ela recebeu uma carta assinada pelo dr. Ricardo Stoddard, seu antigo aluno, mais conhecido como Ricardo.
Mas a história não terminou aqui. A Sra. Tereza recebeu outra carta, em que Ricardo a convidava para seu casamento e noticiava a morte de seu pai.
Ela aceitou o convite e no dia do casamento estava usando a pulseira que ganhou de Ricardo anos antes, e também o perfume. Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por longo tempo e Ricardo lhe disse ao ouvido:
- Obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir importante, demonstrando-me que posso fazer a diferença.
Mas ela, com os olhos banhados em pranto sussurrou baixinho: você está enganado ! Foi você que me ensinou que eu podia fazer a diferença, afinal eu não sabia ensinar até que o conheci.
Mais do que ensinar a ler e escrever, explicar matemática e outras matérias, é preciso ouvir os apelos silenciosos que ecoam na alma do educando.
Mais do que avaliar provas e dar notas, é importante ensinar com amor mostrando que sempre é possível fazer a diferença...
Que possamos ser professores conscientes capazes de fazer a diferença!
Obrigada pela aula de hoje!
Abraço!
Prof Semíramis
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Uma pequena mensagem...
Nunca desista de seus sonhos
Sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis, as pedras do caminha se tornam montanhas, os fracassos se transforma em golpes fatais.
Mas, se você tiver grandes sonhos...
Seus erros produzirão crescimento, seus desafios produzirão oportunidades, seus medos produzirão coragem.
Então nunca desista de seus sonhos...
Augusto Cury
Sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis, as pedras do caminha se tornam montanhas, os fracassos se transforma em golpes fatais.
Mas, se você tiver grandes sonhos...
Seus erros produzirão crescimento, seus desafios produzirão oportunidades, seus medos produzirão coragem.
Então nunca desista de seus sonhos...
Augusto Cury
AE
Uma historia de amor...
Simplesmente uma histora para nos distrair um pouco...
Uma historia de amor...
Era uma vez uma ilha onde morava os seguintes sentimentos:a alegria,a tristeza,a vaidade,a sabedoria,o amor entre outros.
Um dia avisaram para os mordores dessa ilha que ela iria se imundar.
Apavorado,o Amor cuidou para que todos os sentimentos se salvassem ela então falou:
_Vejam todos a ilha vai se imundar.
Todos correram e pegaram seus barcos,para irem há um morro bem alto.
Só o Amor que não apressou,pois queria ficar mais um pouco com sua ilha.Como já estava se afogando correu para pedir ajuda,estava passando a Riqueza.Então ele falou:
_Riqueza leve-me com você?
Ela respondeu:
_Não posso meu barco esta cheio de ouro e prata e você não vai caber.
Passou a vaidade,e ele disse:
_Oh!Vaidade me leve-me com você?
Ela fingiu que nem ouviu!
Logo atras vinha a tristeza que preferiu ir sozinha.
Passou a alegria,mas ela estava tão alegre que nem ouviu o amor chamar por ela.
Já desesperado,achando que iria ficar só o amor começou a chorar,então passou um barquinho onde estava um velhinho e ele falou:
_Sobe,amor que eu te levo!
O amor ficou tão radiante de felicidade que ate esqueceu de perguntar o nome do velhinnho.Chegando ao morro alto onde estavam os sentimentos,ele perguntou a sabedoria:
_Sabedoria,quem era aquele velhinho que me trouxe aqui?
_É o tempo.
_O tempo!Mas por que só o tempo me trouxe aqui?
_Porque só o tempo é capaz de entender um grande amor!!!
Espero que tenham gostado...
bjssssss
AE
Brincadeiras...
Mais uma vez a professora Semíramis inovou...
No dia 24/08 tivemos uma aula que foi pura diversão, porém com um intuito muito interessante: Aprender brincadeiras infantil para usarmos em nossa prática pedagógica. Foi simplesmente demais!!! Nos divertimos muito!!!
No dia 24/08 tivemos uma aula que foi pura diversão, porém com um intuito muito interessante: Aprender brincadeiras infantil para usarmos em nossa prática pedagógica. Foi simplesmente demais!!! Nos divertimos muito!!!
impresão sobre a aula de 24 agosto
A aula decorreu de forma harmoniosa, sobre o lúdico na Educação Infantil. Fizemos uma busca de Origamis e Dobraduras. Muito interessnte toda uma espiritualidade por trás de uma simples dobradura
joirge madureira
joirge madureira
Apresentação das brincadeiras educativas
Achei muito criativo todas as apresentaçoes, as brincadeiras foram muito divertidas já que todos os alunos participaram.Acredito que todos os futuros educadores tiververam uma boa ideia sobre brincadeiras que possam desenvolver seus futuros aluno.
Hoje todos estão se divertindo na aula de informatica com nossa professsora Semiramis...
"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
Rubem Alvesnão começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
Aline Edna
Impressões sobre a aula do dia 24/08
A aula do dia 24/08/11, foi muito interessante. Foram apresentadas pelos alunos do segundo periodo algumas brincadeiras que podem ser usadas na educação infantil para estimular a imaginação e os sentidos das crianças. Esse método de ensino é muito proveitoso,pois consegue atrair a atenção e participação de todos,fazendo com que aprendam de maneira prazerosa
Angelina,Geni,Iara.
Angelina,Geni,Iara.
minha opinião sobre a aula da semana passada
bom...foi muito interessante a aula e muito extrovertida também,onde extraimos melhor aproveitamento com os conteúdos apresentados pela classe.Através do lúdico apresentado com objetivo específico os alunos aprenderão de maneira prazeiroza a desenvolverem os sentidos,a cordenação motora adquirin do assim uma melhor postura em sua fase adulta.
aluna Andréia Aparecida de Oliveira.
Falando de aula prática ...
Após pesquisa via internet, a professora de Informática solicitou que os alunos criassem aulas que viessem a agregar a formação de nossas crianças. O objetivo era despertar nos alunos motivação para que pudessem desenvolver o lúdico na Educação Infantil. Desenvolver o lúdico na criança é de fundamental Importância, pois desperta sentidos, sensações, etc. A aula transcorreu em forma harmoniosa entre todos os alunos, de maneira objetiva e clara. As aulas práticas são muito eficazes no processo ensino aprendizagem. A teoria é importante sim, sem duvida alguma, mas os alunos além de teoria, precisam saber como agir, quais são os métodos utilizados e que maneira devem ser aplicados.
Lucimara De Paula
Lucimara De Paula
A aula do dia 24/08 foi muito enriquecedora pois os alunos apresentaram varias brincadeiras para utilizar na educação infantil tais como: caixa surpresa, pega-pega, caixa de sensações... Foram momentos muito prazeroros pois recordamos e vivenciamos um pouco da nossa infância.
Andrea, Daniele e Eduarda...
Andrea, Daniele e Eduarda...
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Caixa de sensações
Objetivos:
Ø Estimular a percepção tátil.
Ø Reconhecer as diferentes sensações e percepções relacionadas ao tato.
Comentários:
O tato corresponde a um sentido amplamente utilizado pelo ser humano, muitas vezes de maneira inconsciente e automática. A atividade objetiva proporcionar ao aluno a oportunidade de vivenciar o tato com objetos presentes em seu cotidiano.
Materiais:
Ø Para a caixa de sensações:
· caixa de papelão;
· tesoura;
· compasso;
· estilete;
· cola e durex;
· papéis espelho coloridos para encapar a caixa;
· fita adesiva colorida para acabamento.
Ø Para o interior da caixa:
· objetos variados, com diferentes formas e texturas, como esponja, algodão, lixa, bolinha, escova de dentes, lápis, caixa de fósforos, objetos de formas geométricas variadas, etc.
Pegue a caixa de papelão e faça um círculo de 9 cm de diâmetro na parte superior da caixa para fazer o buraco onde a criança irá colocar a mão. Encape a caixa, utilizando os papéis coloridos. Deixe livre a tampa da parte lateral da caixa, para que se tenha acesso ao interior, a fim de acrescentar diferentes objetos.
Estratégias:
1) O professor deverá organizar a sala em círculo, explicar o objetivo da atividade e, em seguida, solicitar a um aluno que coloque as mãos no interior da caixa, escolha um objeto e o descreva.
2) Depois que o objeto for desvendado, este deverá ser retirado da caixa e apresentado ao grupo.
3) O procedimento deve ser realizado com todos os alunos.
4) Para finalizar, o professor deve escolher três objetos com textura e formatos diferentes e salientar as sensações percebidas.
Trabalho apresentado à professora Semíramis pelas alunas Geni, Angelina e Iara.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Queridos alunos do segundo período do Magistério
Quando comecei essa atividade de blogar ( e isso já faz uns 6 anos) não podia imaginar que hoje estaria ensinando aos meus alunos, na formação de professores, a realizarem o mesmo: criar espaços educativos e criativos na Internet.
O blog é uma ferramenta dinâmica e prazeirosa de se aprender e estudar. Sim pois nos possibilita a descobrir novos e intrigantes meios para se atingir um determinado objetivo. Com os blogs não existem mais barreira de tempo, lugar ou mediação do professor para se estabelecer a aprendizagem. A aprendizagem é constante e sempre ampliada e isso tudo acontece sem nem mesmo sentirmos.
O uso e desenvolvimento de blogs para os professores pode consistir numa ferramenta de grande importância para seus registros de sala de aula, a divulgação de seu trabalho educativo bem como a troca de experiências educacionais.
Vale lembrar que todas as atividades que desempenharmos nas aulas de informática valerão pontos dos trabalhos (15)
Participem: quanto maior o interesse de vocês em postar coisas interessantes fora do período de aula, atividades, comentários, o que for, maior será a pontuação de vocês. Ao postar alguma coisa, por favor coloque o nome para dar os pontos á quem de fato mereça.
Fica então o convite para que aprendamos cada vez mais com essa ferramenta. Nos próximos momentos de sala de aula desenvolveremos ainda mais essas potencialidades.
Um abraço a todas
Semíramis Alencar
O blog é uma ferramenta dinâmica e prazeirosa de se aprender e estudar. Sim pois nos possibilita a descobrir novos e intrigantes meios para se atingir um determinado objetivo. Com os blogs não existem mais barreira de tempo, lugar ou mediação do professor para se estabelecer a aprendizagem. A aprendizagem é constante e sempre ampliada e isso tudo acontece sem nem mesmo sentirmos.
O uso e desenvolvimento de blogs para os professores pode consistir numa ferramenta de grande importância para seus registros de sala de aula, a divulgação de seu trabalho educativo bem como a troca de experiências educacionais.
Vale lembrar que todas as atividades que desempenharmos nas aulas de informática valerão pontos dos trabalhos (15)
Participem: quanto maior o interesse de vocês em postar coisas interessantes fora do período de aula, atividades, comentários, o que for, maior será a pontuação de vocês. Ao postar alguma coisa, por favor coloque o nome para dar os pontos á quem de fato mereça.
Fica então o convite para que aprendamos cada vez mais com essa ferramenta. Nos próximos momentos de sala de aula desenvolveremos ainda mais essas potencialidades.
Um abraço a todas
Semíramis Alencar
aula do dia 17 de agosto.criacao do blog
com certeza as aulas de informatica sao de fundamental importancia pra quem tem o interesse de lecionar na educacao infantil.e a aula assistida hoje foi muito interessante,pois trabalhamos na criacao deste blog onde podemos expressar nosso conhecimento e dar opinioes sobre as disciplinas vistas e estudadas em sala.aluna Andreia
sobre a criação de blog
Foi uma aula muito interessante e enriquecedora pois a professora Semiramis nos orientou na criação de um blog.
Andrea Carvalho e Eduarda
Andrea Carvalho e Eduarda
Aula de informática da educação do dia 17/08/2011 Criação de blog
Uau!!! Hoje criamos o nosso blog! Foi uma aula divertida e interessante. Agora vamos usá-lo para trocar informações e postar nossas criações, espero que sejam muitas...
Tamma
Tamma
O que achei da aula de hoje
Blog é para se criar algo dinâmico. Não dá para pensar muito.
A professora Semíramis sempre em alta... não... sim.... yattache vôces são profesoras... !!!!
Bateu nos paradigmas da educação moderna... não precisa disso nada não...
Voçê meu amor, não precisa de escrever aqui em baixo... vá lá acima... vamos lá.... control x.... control v... viu ?!
Em suma,
Ser tudo de todas as formas e ao mesmo tempo... a professora nos ensinou a fazermos um blog...
Muito Obrigado
madhureira, jorge
A professora Semíramis sempre em alta... não... sim.... yattache vôces são profesoras... !!!!
Bateu nos paradigmas da educação moderna... não precisa disso nada não...
Voçê meu amor, não precisa de escrever aqui em baixo... vá lá acima... vamos lá.... control x.... control v... viu ?!
Em suma,
Ser tudo de todas as formas e ao mesmo tempo... a professora nos ensinou a fazermos um blog...
Muito Obrigado
madhureira, jorge
criação de um blog
A aula de hoje foi um pouco diferente, criamos um blog...
adoreiii!!!
bjUUsss
Ataíze
Aula de Informatica
Nos divertimos abrindo o blog da turma. Esperamos nos divertimos mais...
bye,bye ate a proxima.
Aline Edna
bye,bye ate a proxima.
Aline Edna
Assinar:
Postagens (Atom)